Estudantes que vão concluir graduação já podem se cadastrar no Enade 2018


Estão abertas as inscrições de graduandos para fazer o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2018. Essa fase do cadastro pode ser feita pelo Sistema Enade ou pelo aplicativo do exame, disponível no Google Play. O prazo termina às 23h59 (horário de Brasília) de 21 de novembro.

Realizarão o exame os concluintes dos seguintes cursos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB): Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Psicologia, Serviço Social e Tecnologia em Gestão Pública. Os prováveis concluintes nos semestres 2018.2 e 2019.1 desses cursos devem procurar o coordenador do curso para se certificarem que estão devidamente inscritos.

O exame será aplicado em todo o Brasil, em 25 de novembro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação e vai avaliar 27 áreas do conhecimento.

O Enade – O exame é o principal componente para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos da UFRB e das instituições de ensino superior. Os estudantes são obrigados a fazer o Enade para receber o diploma, mas não há desempenho obrigatório. A situação de regularidade do estudante no exame deve constar em seu histórico escolar.

Na prova, os estudantes deverão responder dez questões de Formação Geral, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha, e outras 30 questões de Componente Específico de cada área de avaliação, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha. Os locais de aplicação do exame serão divulgados no dia 9 de novembro.

Cronograma: confira as principais datas do Enade 2018

25 de junho a 6 de julho – Verificação de acesso ao Sistema Enade

2 de julho a 12 de agosto – Enquadramento dos Cursos / Inscrições dos Estudantes Ingressantes e Concluintes Habilitados

13 a 31 de agosto – Retificação de Enquadramento e de Inscrições

14 de agosto a 21 de novembro – Cadastro dos Estudantes Concluintes

14 de agosto a 3 de setembro – Solicitação de Atendimento Especializado e/ou Específico

3 de setembro a 21 de novembro – Preenchimento do Questionário do Estudante

4 a 10 de setembro – Solicitação de Atendimento por Nome Social / Indicação do curso pelo Estudante de Dupla Graduação

9 de novembro – Divulgação dos Locais de Prova

25 de novembro – Aplicação do Exame

26 de novembro a 7 de dezembro – Preenchimento do Questionário do Coordenador de Curso

2 de janeiro de 2019 – Divulgação da Relação de Estudantes em Situação Regular / Declaração de responsabilidade da IES

2 a 31 de janeiro de 2019 – Solicitação de Dispensa de Prova por iniciativa do Estudante / IES

2 de janeiro a 1 de fevereiro de 2019 – Análise e deliberação, pelas IES, das solicitações de dispensa registradas pelos estudantes

2 de janeiro a 3 de fevereiro de 2019 – Análise e deliberação, pelo Inep, das solicitações de dispensa registradas pelas IES

4 a 22 de fevereiro – Interposição de recurso relacionado a solicitações de dispensa por iniciativa do estudante e indeferidas pela IES / Interposição de recurso relacionado a de dispensa por iniciativa da IES e indeferidas pelo Inep

A partir de 30 de agosto de 2019 – Divulgação dos resultados.

Por Redação GN | Fonte: ASCOM UFRB
Compartilhe no G+

GN OnLine

Os comentários não representam a opinião do GN Online; a responsabilidade é única e exclusivamente do autor do comentário.

0 comentários: