Dois hábitos que o fazem envelhecer


São hábitos que tiram saúde por dentro... e por fora. Um recente estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde Pública da Universidade do Sul da Dinamarca revela que fumar e beber com muita frequência ao longo de vários anos faz com que as pessoas pareçam mais velhas do que aquilo que realmente são.

Depois de analisarem 11 mil pessoas entre 1976 e 2003, os cientistas concluíram que estes dois maus hábitos não só aceleram o envelhecimento físico da pessoa, como também podem indicar a falta de saúde e contribuir para um maior risco de doenças crônicas, lê-se na Time.

Diz o estudo que o consumo de mais de 28 bebidas alcoólicas por semana por parte das mulheres, por exemplo, aumenta em 33% a probabilidade de ficar com 'anéis' cinzentos em torno da córnea quando comparadas com aquelas que consomem, no máximo, sete bebidas por semana. Este sinal de envelhecimento nos olhos foi também notório nos fumantes de longa data e independentemente do gênero.

De um modo geral, os dados recolhidos mostram ainda que os vincos nas orelhas - que são um sinal de envelhecimento - aumentam entre 26% a 36% quando o consumo de bebidas alcoólicas é elevado.

O estudo diz que a calvície, que é um sinal claro de envelhecimento na grande parte das pessoas, não foi associada ao consumo elevado e álcool e tabaco.

O estudo foi publicado na revista  Journal of Epidemiology & Community Health.

Por Redação GN | Fonte: NM
Compartilhe no G+

GN OnLine

Os comentários não representam a opinião do GN Online; a responsabilidade é única e exclusivamente do autor do comentário.

0 comentários: