Termina nesta sexta (22) prazo para atualizar carteira de vacina de crianças e adolescentes


Hoje (22) é o último dia da Campanha de Multivacinação 2017, que tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. Os postos de saúde estarão abertos até o fim da tarde. Segundo o Ministério da Saúde, foram disponibilizadas 13 vacinas, para crianças até nove anos, e oito para adolescentes de 10 a 15 anos.

O alvo da campanha são crianças menores de 5 anos, crianças de 9 anos e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos. Cerca de 47 milhões de crianças e adolescentes estão convocados para atualizar a caderneta de vacina. Segundo o Ministério da Saúde, 53% desse público não estão com a vacinação em dia.

As vacinas disponíveis nesta campanha para crianças menores de 7 anos são: BCG – ID, hepatite B, penta (DTP/Hib/Hep B), VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VOP (vacina oral contra pólio), VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano), vacina pneumocócica 10 valente, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), DTP (tríplice bacteriana), vacina meningocócica conjugada tipo C, tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela) e hepatite A.

As doses disponíveis para crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos são hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dT (dupla tipo adulto), dTpa, vacina meningocócica conjugada tipo C e HPV.

Em São Gonçalo dos Campos, no último sábado, 16, foi realizado o “Dia D da Campanha” com vacinação em todos os 11 Postos de Saúde do município.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Jaqueline Porto, a meta é resgatar todas as crianças e adolescentes não vacinados e, com isso, iniciar ou completar os esquemas de imunização. “Diante da minha experiência como profissional de saúde, sei que muitas mães esquecem de atualizar as doses de vacina, daí a importância desta campanha. Trata-se de uma medida que vai beneficiar a população e evitar que as crianças e adolescentes adoeçam, mantendo erradicadas várias doenças”, pontuou.

Não deixe de se dirigir ao posto mais próximo da sua residência, vacinar é proteger!

Por Redação GN | Fonte: Agências e ASCOM
Compartilhe no G+

GN OnLine

Os comentários não representam a opinião do GN Online; a responsabilidade é única e exclusivamente do autor do comentário.

0 comentários: