28 de Julho: São Gonçalo celebra seus 133 anos de emancipação política


Em comemoração dos 133 anos de emancipação política do município de São Gonçalo dos Campos, o Poder Legislativo, de acordo com o artigo nº 203 de seu Regimento Interno, estará concedendo no dia 28 de julho aniversário do município, Título de Cidadão São-gonçalense e Medalha 28 de Julho a 24 personalidades escolhidas pelos 13 vereadores da Casa Legislativa.

O evento festivo que acontece em conjunto com o Poder Executivo, terá início com a Alvorada às 5h e no decorrer da manhã Missa Solene na Igreja Matriz, Sessão Solene no Plenário da Câmara Municipal, quando serão entregues as honrarias e as possíveis inaugurações do Poder Executivo. Lembrando que ainda não foi divulgada a programação oficial deste evento.

HOMENAGEADOS

Medalha 28 de Julho



 Título de Cidadão São Gonçalense 



São Gonçalo dos Campos


São Gonçalo dos Campos tem uma população de 37.634 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) e área da unidade territorial de 294,768 km². O município é conhecido como Cidade Jardim, pois antigamente os doentes com tuberculose iam até lá para serem tratados, uma vez que seu clima era considerado propício ao tratamento. Os primeiros desbravadores chegaram ao território onde está o município no começo do século XVII, construíram currais e iniciaram a agricultura, época em que a localidade foi nominada de Campos da Cachoeira, uma vez que pertencia a esse município.

Em seguida, uma imagem de São Gonçalo do Amarante surgiu misteriosamente no lugar e estimulou os seus moradores a construírem uma capela dedicada à santidade, onde se formou um arraial. Em progresso constante, a localidade alcançou a titularidade de município através da Lei Provincial de 28 de julho 1884, chamando-se então São Gonçalo dos Campos. Em 1931, o lugar teve o nome simplificado para São Gonçalo, mas em 1943 retomou a denominação atual.

São Gonçalo, o santo conhecido também como casamenteiro e muito popular se tornou o padroeiro do município que é famoso pelas suas celebrações religiosas, festas juninas e também sua forte atividade na agricultura em geral, pecuária e avicultura.

Por redação GN | Fonte: São Gonçalo Agora
"
Compartilhe no G+

GN OnLine

Os comentários não representam a opinião do GN Online; a responsabilidade é única e exclusivamente do autor do comentário.

0 comentários: