Coreia do Norte exibe novo míssil e diz que está "preparada para guerra"


A Coreia do Norte exibiu possível novo míssil de longo alcance em desfile militar neste sábado, 15, realizado em comemoração ao 105º aniversário do nascimento do fundador Kim Il Sung. O evento ocorreu no centro da capital Pyongyang e foi comandado por Kim Jong-un.

A exibição do armamento, que incluiu ainda dois lançadores de mísseis nunca vistos antes, desperta preocupações sobre como o programa de Pyongyang avançou nos últimos anos.

Especialistas em mísseis disseram que, se confirmado o novo armamento, aumentaram as possibilidades de Pyongyang iniciar um ataque nuclear contra o continente norte-americano, conforme indicado Kim Jong Un em janeiro deste ano. Com o armamento, o vice-presidente do Partido dos Trabalhadores de Coreia do Norte, Choe Ryong-hae, disse que o país está "preparado para a guerra" contra os EUA.

Imagens de satélite também sugeriram que a Coreia do Norte pode estar preparando o sexto teste nuclear em Punggye-ri.

No domingo (16), o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, chega a Seul para uma visita de três dias na Coreia do Sul. Pence passará ainda pelo Japão, Indonésia e Austrália. A passagem do vice-presidente norte-americano por Seul incluirá uma reunião com o presidente, no qual a expectativa é de conversas sobre as tensões com a Coreia do Norte.

Por Redação GN | Fonte: Dow Jones Newswires
Compartilhe no G+

Editor Chefe: GN OnLine

Os comentários não representam a opinião do Portal GN; a responsabilidade é única e exclusivamente do autor da mensagem.

0 comentários: