Secretaria de Saúde realiza "1° Hiperdia" em São Gonçalo


O mês de fevereiro começou com atenção especial para a saúde do município de São Gonçalo dos Campos. Na quarta-feira, 01, foi realizado o 1° Hiperdia, encontro promovido pela USF - Unidade de Saúde da Família da Estação juntamente com o NASF - Núcleo de Apoio a Saúde da Família, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

O NASF é uma estratégia inovadora que tem por objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica/Saúde da Família.

O evento que ofereceu orientação a portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes atendidos na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde – SUS também contou com palestra ministrada pela educadora do NASF 2, Marcele Gomes, com tema ‘O papel da atividade física na qualidade de vida de hipertensos e diabéticos’. Além disso, os pacientes praticaram exercícios físicos, incentivando a qualidade de vida e hábitos saudáveis.

NASF 

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.

Atualmente regulamentados pela Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, configuram-se como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (eSF), as equipes de atenção básica para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais) e com o Programa Academia da Saúde.

Esta atuação integrada permite realizar discussões de casos clínicos, possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais tanto na Unidade de Saúde como nas visitas domiciliares, permite a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma que amplia e qualifica as intervenções no território e na saúde de grupos populacionais. Essas ações de saúde também podem ser intersetoriais, com foco prioritário nas ações de prevenção e promoção da saúde.

Com a publicação da Portaria 3.124, de 28 de dezembro de 2012, o Ministério da Saúde criou uma terceira modalidade de conformação de equipe: o NASF 3, abrindo a possibilidade de qualquer município do Brasil faça implantação de equipes NASF, desde que tenha ao menos uma equipe de Saúde da Família.

Por Redação GN | Fonte: Ascom/Prefeitura de São Gonçalo


Compartilhe no G+

GN OnLine

Os comentários não representam a opinião do GN Online; a responsabilidade é única e exclusivamente do autor do comentário.

0 comentários: