ONU celebra Dia Mundial do Rádio com tema: "O Rádio é Você"


O "rádio é você"! Este é o tema do Dia Mundial do Rádio, celebrado nesta segunda-feira. Segundo a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, a data é uma chance de "celebrar o rádio e como ele ajuda a moldar as vidas das pessoas".

Adaptação

Para a agência da ONU, o rádio ainda é o meio mais "dinâmico, reativo e participativo, se adaptando às mudanças do século 21 e oferecendo novas formas de interação".
Seguindo o tema dessa campanha da ONU sobre o Dia Mundial do Rádio, a Rádio Itatiaia, parceira da ONU News, foi às ruas de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, no Brasil, para saber a opinião dos ouvintes.
Um dos entrevistados é Helbert Ávila de Souza. Ele disse que "sem o rádio, sua vida seria menos alegre".

Dinamismo

"Eu acredito que é fundamental, o rádio sobrevive a todas as mudanças tecnológicas, os veículos vêm se modernizando e o rádio tem esse dinamismo para acompanhar as mudanças na sociedade. Eu acho que minha vida sem o rádio seria uma vida menos alegre. Parabéns a todos os radialistas pelo Dia Mundial do Rádio."

Já Frank Baptista, fundador e diretor da Rádio Voz do Emigrante, disse que ela foi criada em 1988 nos Estados Unidos para ser uma "voz nas comunidades de expressão portuguesa".

Da cidade de Fall Rivers, em Massachusetts, ele contou à ONU News como a emissora interage com seus ouvintes.

Interatividade

"Baseado na nossa programação, nós temos um contato muito íntimo com os ouvintes, quer através das entrevistas, quer através de uma linha aberta em que os ouvintes nos contactam. A rádio tem uma porta aberta às organizações, nomeadamente àquelas que não tem fins lucrativos poderão anunciar as suas atividades. O nosso site também permite a esses ouvintes esse tipo de colaboração, esse tipo de intercâmbio."

O Dia Mundial do Rádio é celebrado em 13 de fevereiro, data em que foi fundada a Rádio das Nações Unidas em 1946.

A Unesco convida todas as estações de rádio a participarem das iniciativas do Dia Mundial do Rádio 2017 e diz que esse meio de comunicação tem a condição de unir comunidades e fomentar um diálogo positivo para uma mudança.

Ao "escutar seus ouvintes e responder às suas necessidades" o rádio fornece uma variedade de visões e vozes necessárias para lidar os desafios que todas as pessoas enfrentam.

Segundo a agência da ONU, o rádio informa e transforma os ouvintes através do entretenimento, da informação e da participação do público. Para a Unesco, "ter um rádio significa nunca estar sozinho, você tem sempre um amigo".

Por Redação GN|Fonte: ONU News
Compartilhe no G+

GN OnLine

Os comentários não representam a opinião do GN Online; a responsabilidade é única e exclusivamente do autor do comentário.

0 comentários: