Corrupção: Brasil piora posição em ranking internacional e aparece em 79º lugar


Um levantamento feito pela Organização Não Governamental (ONG) Transparência Internacional mostra que o Brasil terminou o ano de 2016 na 79ª posição no ranking que aponta a percepção da corrupção no mundo composto por 176 nações. Segundo a pesquisa, o país alcançou 40 pontos, dois a mais do que o registrado no ano anterior. O Brasil ainda ficou três posições abaixo do 76º lugar alcançado em 2015. A escala utilizada pela entidade varia de 0 (altamente corrupto) a 100 pontos (muito transparente).

Ainda de acordo com o ranking atual, o Brasil aparece empatado com países como Bielorrúsia, Índia e China. Os paises que lideram são Dinamarca e Nova Zelândia, com 90 pontos. A Somália ocupa a última posição com 10 pontos. A média global é 43 pontos, o que, segundo a ONG, mostra uma espécie de “corrupção endêmica” no setor público de diversas nações.

Diversos escândalos de corrupção em países como Panamá, Argentina, Chile e Brasil foram citados no relatória. A Transparência Internacional avaliou, entretanto, que, às vezes, más notícias podem se tornar boas notícias.

Por Redação GN | Fonte: Agências
Compartilhe no G+

GN OnLine

Os comentários não representam a opinião do GN Online; a responsabilidade é única e exclusivamente do autor do comentário.

0 comentários: