Ponta de Nossa Senhora é uma das praias mais sustentáveis do mundo


A Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, em Salvador, foi eleita uma das nove praias brasileiras mais limpas e sustentáveis do mundo.  A certificação - do Programa Bandeira Azul 2016-2017  - é da ONG dinamarquesa (Blue Flag), que está sediada em Compenhague, e promove o desevolvimento sustentável analisando critérios como qualidade da água, limpeza, ocorrência de ações ambientais e turismo sustentável.

Além da praia em Salvador, foram escolhidas a Praia do Tombo e as Marinas Nacionais, do Guarujá; a Prainha de Grumari, no Rio de Janeiro, e a Marina Costabella, de Angra dos Reis; as praias Grande e Palmas, de Governador Celso Ramos, em Santa Catarina; e o Iate Clube de Santa Catarina e da praia da Lagoa do Peri, ambos em Florianópolis.


A Foundation for Environmental Education (FEE), World Conservation Union (IUCN), European Union for Coastal Conservatiom (EUCC), United Nations Environmental Program (UNEP), World Tourism Organization (WTO), World Health Organization (WHO), International Life Saving (ILS), Intenrational Council of Marine Industry (ICOMIA) e Reef Check Program foram as instituições responsáveis pela análise.

O acesso a Ilha - que foi tombada em 1982 como Reserva Ecológica - é possível, também, partindo do Centro Náutico da Bahia, localizado atrás do Mercado Modelo, em Salvador.  O lugar abriga, ainda, as ruínas de um antigo armazém (conhecido como lazareto), onde os escravos ficavam de quarentena, e de uma casa de farinha. Além de duas igrejas – Nossa Senhora do Loreto e Nossa Senhora de Guadalupe – datadas do século XVII.

Por Redação GN | Fonte: Metro1
Compartilhe no G+

GN OnLine

Os comentários não representam a opinião do GN Online; a responsabilidade é única e exclusivamente do autor do comentário.

0 comentários: